HOME ABOUT THIS SITE CONTACT US
Conceitos Básicos do Alcorão - Harun Yahya

CONCEITOS BÁSICOS DO ALCORÃO

"Ó fiéis, se temerdes a Deus, Ele vos concederá discernimento,
apagará os vossos pecados e vos perdoará, porque é Agraciante por excelência."
(Alcorão 8:29)


INTRODUÇÃO

 

Quando lemos o Alcorão, percebemos que muitos conceitos usados em nosso dia-a-dia são citados e enfatizados frequentemente em seus versículos. Estes conceitos são decisivos para a compreensão do Alcorão e assim, agirmos de acordo com os seus postulados. Entre estes conceitos, encontramos sabedoria, paciência, lealdade, descrença, favores especiais de Allah.

No entanto, muitos deles são usados com um sentido diferente nas conversas diárias, o que pode induzir as pessoas, principalmente aquelas que estão lendo o Alcorão pela primeira vez, a um conceito errado do Alcorão.

Tomemos como exemplo a palavra "sabedoria". Sabedoria é comumente utilizada como sinônimo de inteligência, esperteza, astúcia, etc. Contudo, a "sabedoria" citada no Alcorão não tem qualquer semelhança com esses significados. De acordo com o Alcorão, sabedoria é uma qualidade peculiar aos fiéis, o nível de sabedoria pode aumentar ou diminuir com relação ao seu comportamento correto. Sabedoria, o modo de compreensão, é uma orientação divina que capacita o homem a mostrar o comportamento correto e a atitude com a qual ele espera agradar a Deus e alcançar a Sua justa estima. é a capacidade de julgar entre o certo e o erro, atingir a mais elevada atitude moral, tomar as decisões certas para cada situção, e agir, tendo sempre em mente, a vida após a morte.

Quanto aos infiéis, não importa o quão inteligentes sejam, não possuem sabedoria. Eles podem mostrar sua inteligência, mas não compreendem o verdadeiro significado da palavra, ou o significado de uma ação sábia. Acham que sabedoria é sinônimo de inteligência. E alguns podem até pensar que sabedoria é dignidade e maturidade, qualidades que se somam à inteligência. No entanto, mesmo os mais inteligentes, os mais experientes, os mais maduros, por serem infiéis, não possuem "sabedoria".

Uma pessoa que identifique "sabedoria" com os significados mencionados acima, pode facilmente chegar a conclusões erradas. Um conceito totalmente diferente pode surgir em sua mente, que o levará a um pensamento ou crença herética. De igual modo, isto pode acontecer com outros conceitos do Alcorão.

Portanto, a fim de compreendermos verdadeiramente o Alcorão e vivenciá-lo em sua plenitude, é essencial saber em que contexto certos conceitos básicos do Alcorão são usados e a sabedoria que tais conceitos envolvem. O caminho para este conhecimento é o próprio Alcorão e o árabe, sua língua original.

Às vezes, é possível que a palavra em árabe seja usada com um significado especial no Alcorão e de uma forma específica. Assim, é de fundamental importância conhecer em que sentido aquela palavra foi usada em outros versículos do Alcorão, a subordinação dos versículos, os versículos anteriores e os posteriores, além da definição árabe da palavra. Somente se chega a uma conclusão apropriada após muito esforço e, claro, com a compreensão e sabedoria que Deus nos concedeu.

Neste livro, tentaremos esclarecer os conceitos mais frequentemente encontrados no Alcorão, analisando-os dentro dos versículos em que eles aparecem, tanto no sentido geral como no específico.